DIA DA CIDADE
11 Dez 2024 — Praça 1º de Maio · Portimão
450 barrotes de madeira de três metros de comprimento, dez manipuladores e um mestre de obras. A criatura de madeira, que é mantida unida pelo entrelaçamento dos blocos de madeira, e Johann Le Guillerm iniciam uma marcha lenta e mutante criando um espaço lúdico que varia em função da paisagem que os acolhe. Sólida e frágil, LA TRANSUMANTE constrói-se e desconstrói-se no mesmo movimento. A sua forma não é predefinida, é o resultado da malha que a constrói. Agitada por forças contraditórias, ganha vida à medida que se transforma.
LA TRANSUMANTE é o resultado de uma investigação artística chamada “Attraction” que Johann Le Guillerm tem desenvolvido desde 2001. O artista procura atuar sobre a desordem do mundo para criar uma ordem poética.
“Attraction” é a cartografia original de um planeta sem lugar, um projeto-manifesto para nos apropriarmos mais do nosso ambiente, pensando-o por nós próprios. Uma posição. Perturbar as nossas certezas, resistir ao pensamento pré-fabricado e abrir novas alternativas. Um protocolo para a forma como olhamos para as coisas. O mundo é o que vemos e o que é invisível para nós. Para o compreendermos plenamente, precisamos de ter em conta os muitos pontos de vista diferentes que podemos ter sobre ele. Princípios: Começar do zero, observar, experimentar, tentar e criar.
Um trabalho em rizoma feito de acumulações, hibridações, mutações e que opera constantes deslocações entre vários campos artísticos. É uma procura que se concretiza em várias formas: um planeta à vista, um centro de investigação sobre o ponto mínimo, instrumentos de observação, poemas gráficos, esculturas, uma experiência culinária, um espectáculo de palco...
/Criação Johann Le Guillerm /Produção Cirque Ici - Johann Le Guillerm