Loading...

23 Março 2025 Antiga Escola Primária da Bordeira · Aljezur

Inauguração da EscolaNova
Centro de Artes da Bordeira

Arte Participativa · Som · Movimento · Fotografia · Documentário · Gastronomia

O primeiro dia da EscolaNova será uma celebração inesquecível. Uma antiga Escola do Plano dos Centenários do Estado Novo reabre como um Centro dedicado às artes contemporâneas e à cultura local. Fotografias e um filme vão homenagear os habitantes portugueses e estrangeiros da Bordeira, assim como os antigos alunos da escola da aldeia.

O espectáculo de dança e música R U M O R inaugura o recreio da escola, transformando-o num autêntico espaço performativo para nele começar a história dos espectáculos que aí se vão plantar como sementes de fruição e de aprendizagem artística. R U M O R reúne o Rancho Folclórico da Figueira e sete performers de dança contemporânea, que, acompanhados por uma sonoplastia sugestiva, nos contam a história da transfiguração dos lugares antigos em não-lugares, devorados pelo turismo.

Tudo isto na companhia dos autarcas que nos ajudaram a construir este projecto, assim como de todos os que queiram vir festejar e descobrir este novo hot spot do concelho de Aljezur.



Saiba + EscolaNova
Programa
11h30
Inauguração da EscolaNova – Centro de Artes da Bordeira, seguida de beberete
11h30
Exposição Retratos, fotografias dos habitantes da Bordeira, de João Mariano
17h30
Exibição do documentário EscolaNova, de Thomas Ortegat-Traen
18h00
Sopa e folar
19h30
Apresentação de R U M O R – UM ESPECTÁCULO SOBRE A MUDANÇA E OS SEUS SINAIS NO TEMPO*, de Madalena Victorino

*A entrada é gratuita, mas é necessário levantar o bilhete antecipadamente na BOL ou na Casa Lavrar o Mar, em Aljezur

BILHETEIRA

Programa detalhado

23 março 2025

11h30
Exposição · Fotografia
Retratos
João Mariano — PT

Com a intenção de dar a ver a vida da aldeia através das pessoas que agora a habitam, o fotógrafo João Mariano deu início a uma colecção de retratos dos habitantes da Bordeira. Chegámos, neste momento, a um conjunto de catorze fotografias que são agora expostas e que irão aumentando à medida que formos conhecendo mais habitantes de perto, ao ponto de se deixarem fotografar com descontracção e alegria, sabendo que o que estão a fazer, para além de ficar com um belo retrato, é dar à aldeia o sangue e a energia que ela precisa: as suas pessoas aqui e agora.

/Fotografias de Christine Clipson :: Dinis, Donatilde e João :: Dorris Boelaart :: Edward van Munster :: Fernando António :: John Mckinlay :: José Carlos Seromenho :: José Isidro Lucas :: José Julião :: José Silvestre :: Maria de Lurdes Amélio :: Maria Henriqueta da Costa Rosado Silva :: Maria Luísa José e Virginie Vincent
17h30
Documentário · Cinema
EscolaNova
Thomas Ortegat-Traen — BE

Este documentário realizado pelo videasta Thomas Ortegat-Traen teve como objectivo ir à procura dos antigos alunos da escola primária da aldeia da Bordeira, entre as décadas de 1940 e 1990. Encontrámos um grupo fantástico de pessoas, todas habitantes desta aldeia, de diferentes idades e profissões, que nos contaram as suas aventuras, desventuras, mas sobretudo voltaram à memória das suas endiabradas brincadeiras na escola e fora dela. EscolaNova assim se chama este filme multi-auto-biográfico que retrata uma época e fala do impacto da educação do Estado Novo numa região de baixa densidade populacional. E mais do que um registo histórico, é um mergulho na forma como cada uma destas pessoas se re-imagina ao revisitar o passado e as suas memórias de escola.

/Câmara Thomas Ortegat-Traen e Barbora Mrazkova   /Entrevistas Conceição Alves, Iládio Furtado, José Carlos Seromenho e Maria Isabel Pacheco   /Edição Thomas Ortegat-Traen   /Ilustrações Beatriz Machado   /Música original Pedro Salvador   /Produção executiva Madalena Victorino   /Produção Lavrar o Mar Cooperativa Cultural
19h30
Arte Participativa · Som · Movimento — M/12+
R U M O R
UM ESPECTÁCULO SOBRE A MUDANÇA E OS SEUS SINAIS NO TEMPO
Madalena Victorino — PT
com a participação especial do Rancho Folclórico da Figueira

Um espectáculo sobre o TURISMO e os seus mistérios. Sobre a memória e o seu desaparecimento. Uma investigação sobre o que está por baixo e em volta desse desejo intenso de ir de férias.

R U M O R não será assim a coisa, mas a aparição do que se esfuma e se desintegra nela.

/Criação Madalena Victorino   /Consultoria Antropológica Pedro Prista   /Interpretação e co-criação Carolina Sendim, Francisca Poças, Lilli Schulz, Magnum Soares, Paulo Quedas, Sofia Kafol e Susana Vilar   /Música e Sonoplastia Pedro Salvador   /Assistência Artística e Direcção de Produção Ricardo Falcão   /Participação Especial Rancho Folclórico da Figueira   /Desenho e operação de luz Paulo Brites   /Técnico de Som José Martins   /Produção Lavrar o Mar Cooperativa Cultural
Aljezur — Antiga Escola Primária da Bordeira
22 · 23 Março 2025 (sáb, dom) — 19h30
Duração
3h00 aprox.
Classificação etária
M/12+
Bilhetes
A entrada é gratuita, mas é necessário levantar o bilhete antecipadamente na BOL ou na Casa Lavrar o Mar, em Aljezur

BILHETEIRA